O Papa Francisco segue internado desde 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, mas, de acordo com o comunicado emitido pelo Vaticano neste domingo (9), o pontífice, de 88 anos, apresenta estabilidade no seu estado de saúde e tem respondido bem ao tratamento recebido pela equipe médica.
A assessoria de imprensa da Santa Sé informou ainda que “a situação continua a mesma desde ontem” (sábado), acrescentando que, o Papa tem apresentado “ligeiras melhoras, numa situação geral complexa.”
Desde sua internação em 14 de fevereiro, o pontífice não tem feito aparições ao público, mas ele enviou uma mensagem partilhando suas reflexões. No texto do Angelus, divulgado pelo Vaticano, o Papa alertou para “as sociedades demasiado escravizadas pela lógica do mercado”, e sobre o “voluntariado como profecia e sinal de esperança, devido ao testemunho da gratuidade, solidariedade e serviço aos mais necessitados”.
Papa Francisco também compartilhou sua experiência vivida nos últimos dias no hospital Gemelli. “Na minha prolongada permanência aqui no hospital, também eu experimentei a atenção do serviço e a ternura dos cuidados, particularmente, por parte dos médicos e dos profissionais de saúde a quem agradeço do fundo do coração. E enquanto estou aqui, penso em tantas pessoas que, de diferentes maneiras, estão próximas dos doentes e são para eles um sinal da presença do Senhor. Temos necessidade disto, do milagre da ternura que acompanha os que estão em prova, trazendo um pouco de luz na noite de dor.” escreveu o pontífice.
Ainda segundo o Vaticano, um novo boletim médico deve ser divulgado na noite de segunda-feira (10).