A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (12) o cronograma para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 e detalhou as novas regras. O período de entrega começa no dia 17 de março, às 9h, e vai até 30 de maio, às 23h59. A declaração pré-preenchida, que facilita o processo para os contribuintes, estará disponível a partir de 1º de abril.
A Receita também divulgou o calendário de restituições. Os lotes de restituição serão pagos sempre no último dia útil de cada mês, com o primeiro pagamento ocorrendo em 30 de maio. Confira as datas:
• Primeiro lote: 30 de maio
• Segundo lote: 30 de junho
• Terceiro lote: 31 de julho
• Quarto lote: 29 de agosto
• Quinto e último lote: 30 de setembro
Os contribuintes que desejam receber a restituição mais rapidamente devem optar pela declaração pré-preenchida e escolher o recebimento via Pix. Além disso, pessoas com mais de 60 anos, deficientes e aquelas que têm o magistério como principal fonte de renda continuarão sendo priorizadas no recebimento da restituição.
Em 2024, a Receita Federal recebeu 42 milhões de declarações dentro do prazo, e é importante lembrar que quem perder o prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.
Para evitar atrasos e facilitar o processo, a Receita Federal recomenda que os contribuintes comecem a reunir os documentos necessários o quanto antes.
Mín. 21° Máx. 33°