O primeiro eclipse lunar de 2025 acontece na madrugada desta sexta-feira, dia 14, e poderá ser visto em todo o Brasil. O fenômeno, conhecido como "Lua de Sangue", ocorre porque a Lua adquire uma coloração avermelhada durante o evento.
A visibilidade do eclipse se estende por toda a América Latina e, segundo a NASA, também poderá ser observado no Pacífico, nas Américas, na Europa Ocidental e na África Ocidental.
Onde e como observar o eclipse lunar no Brasil?
No Brasil, o eclipse começa com a fase penumbral à 0h57 (horário de Brasília). O eclipse parcial se inicia às 2h09, seguido pelo eclipse total por volta das 3h26. O fenômeno será visível, em alguma medida, até as 5h47, podendo haver pequenas variações nesses horários.
Não é necessário o uso de equipamentos especiais para observar o eclipse. Basta olhar para a Lua a olho nu, desde que o céu esteja limpo.
O que é um eclipse lunar total?
O eclipse lunar total ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, impedindo que a luz solar atinja diretamente o satélite. Durante o evento, a sombra da Terra encobre a Lua gradualmente até atingi-la por completo, tornando-se um eclipse total.
Nos momentos iniciais e finais do evento, a Lua passará pela fase parcial, quando apenas parte de sua superfície será encoberta pela sombra terrestre.
Por que a Lua fica vermelha?
O apelido "Lua de Sangue" se deve ao tom avermelhado que a Lua adquire durante o eclipse total. Isso ocorre porque a atmosfera terrestre dispersa parte da luz solar, filtrando os tons azuis e permitindo que a luz avermelhada chegue até a superfície lunar.
“Essa cor avermelhada adquirida pela Lua durante o eclipse lunar total não é nenhuma mágica. É que a atmosfera da Terra funciona como uma espécie de filtro, que joga a parte vermelha da luz do Sol para Lua”, explica o professor Roberto Costa, do Departamento de Astronomia da USP.
Eclipse solar no final do mês
Além do eclipse lunar, outro fenômeno astronômico acontece em março. No dia 29, um eclipse parcial do Sol poderá ser visto em algumas regiões do planeta, como Canadá, leste dos Estados Unidos, noroeste da África, Groenlândia, Europa e norte da Rússia. No entanto, esse evento não será visível no Brasil.
Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando parcialmente a luz solar.
Mín. 21° Máx. 33°