No período de 10 a 25 de março, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Timóteo realiza o processo de escolha dos novos membros que atuarão como conselheiros para o mandato de 2025/2029. O processo é conduzido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer juntamente com o CAE.
Os interessados em participar, devem ler o edital completo do processo, que pode ser acessado pelo link https://www.timoteo.mg.gov.br/diariooficial/47733/pdf .
O conselho é composto por um representante do poder executivo (indicado); dois representantes dos trabalhadores da educação e discentes; dois representantes de pais de alunos e dois representantes das entidades civis organizadas. Cada membro titular deverá ter um suplente do mesmo segmento. A duração do mandato é de quatro anos, sendo considerado um serviço público relevante não remunerado.
De acordo com o edital, as entidades civis têm até o dia 21 de março para fazer a indicação de representantes. Os representantes dos trabalhadores da educação e discentes e dos pais de alunos também devem se inscrever até o dia 21/03/2025, ambos pelo e-mail [email protected] , informando nome completo e contato telefônico. A eleição dos segmentos será realizada entre os pares (indicados/inscritos) em assembleias específicas no dia 24 de março.
Atuação do CAE
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), é responsável pelo acompanhamento do repasse do recurso federal destinado ao fornecimento de alimentação saudável para todos os estudantes da rede municipal de ensino. Esse acompanhamento ajuda o município de Timóteo a assegurar um rigoroso padrão de qualidade da alimentação escolar.
O CAE deve acompanhar desde o recebimento do recurso até a prestação de contas. Este processo é realizado para comprovar a aplicação correta dos recursos. Dentre as ações desenvolvidas pelo órgão, estão as visitas às escolas e instituições conveniadas que são atendidas pela alimentação escolar, reuniões e capacitações dos conselheiros.
A atuação do conselho é de fundamental importância para o funcionamento correto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em âmbito municipal e, consequentemente, para que os seus objetivos de segurança alimentar escolar sejam alcançados. Informações podem ser obtidas pelo telefone (031) 38474741 ou e.mail: [email protected].
Mín. 21° Máx. 33°