Dois ativistas ambientais foram presos em Londres após atacarem um robô Tesla Optimus, do bilionário Elon Musk, em uma loja da cidade na última quarta-feira (12). Durante o protesto, os ativistas, membros do grupo Just Stop Oil, despejaram látex laranja sobre o robô. A ação foi filmada e gerou grande repercussão.
O protesto ocorreu logo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, incentivar os consumidores a comprarem carros da Tesla em um evento realizado na Casa Branca, ao lado de Musk. Trump também afirmou que compraria um veículo da marca, um dia após as ações da Tesla registrarem sua maior queda em anos.
Nas imagens do protesto, é possível ver os ativistas subindo em um pedestal de exposição e jogando o líquido sobre o robô, enquanto chamam a máquina de “robô nazista”. A Polícia Metropolitana de Londres confirmou que os dois indivíduos foram presos sob suspeita de danos criminosos no shopping onde o ato ocorreu.
Trump, por sua vez, defendeu Musk em uma postagem nas redes sociais, afirmando que compraria um Tesla "novinho" como forma de demonstrar confiança e apoio ao empresário. Ele questionou por que Musk deveria ser punido por usar suas habilidades para "ajudar a fazer a América grande novamente".
Nos Estados Unidos, manifestações contra a Tesla têm ocorrido com frequência em frente às concessionárias da marca, algumas das quais resultaram em ações de desobediência civil e prisões.
Ver essa foto no Instagram
Mín. 21° Máx. 33°