Fernanda Montenegro anunciou sua aposentadoria do cinema na última quarta-feira (12), durante a pré-estreia do filme Vitória. Protagonista do longa, a atriz revelou que esta é uma de suas últimas produções e que ainda participará do elenco da comédia Velhos Bandidos antes de encerrar sua trajetória nas telonas.
Em entrevista ao Canal Brasil, Fernanda, que tem 95 anos, destacou a importância de dividir seus últimos trabalhos com a família. “Quis o acaso, e o acaso tem sempre a última palavra, como diz a Simone de Beauvoir, que o último drama que eu faço é com meu genro (Vitória, dirigido por Andrucha Waddington, que é casado com Fernanda Torres) e a última comédia é com meu filho (Velhos Bandidos, dirigido por Cláudio Torres)”, afirmou.
Ainda na pré-estreia, a atriz falou sobre sua longevidade na atuação e o motivo de sua despedida do cinema. “Na idade que eu estou, posso até continuar fazendo minhas leituras em palcos como sempre, já estou fazendo há bastante tempo, mas cinema pede físico, pede fôlego. É um momento muito especial”, explicou.
Por fim, Fernanda celebrou a nova produção e sua trajetória. “Tenho uma vida de palco, praticamente 80 anos de palco. Muito especial essa noite, esse filme chamado Vitória, em torno dessa temática que essa mulher viveu de uma forma tão corajosa e tão assinada e nada demagógica. O acaso nos reuniu aqui nesse palco, onde eu já estive algumas vezes. Posso dizer o quê? Deus tarda, mas não falha”, declarou.
Agora, a atriz pretende se dedicar a leituras em palcos, como já fez anteriormente, interpretando textos de Simone de Beauvoir e grandes nomes da literatura nacional, como Machado de Assis, na abertura do ano da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Filme "Vitória"
Após brilhar no longa vencedor do Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional, Ainda Estou Aqui, Fernanda Montenegro, 95 anos, retorna às telonas em Vitória, que estreia nesta quinta-feira (13) nos cinemas. O filme é dirigido por Andrucha Waddington, marido de sua filha, Fernanda Torres, que assumiu a obra após a morte do cineasta Breno Silveira.
Baseado em uma história real ocorrida no Rio de Janeiro nos anos 2000, Vitória traz Fernanda Montenegro no papel de Dona Nina, uma mulher que vive em uma favela cercada pela violência e decide documentar os crimes ao seu redor com uma câmera VHS. A trama se inspira no caso de Joana da Paz, que gravou e denunciou uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos. Em 2005, após a repercussão de sua história, Joana foi rebatizada como “Vitória” e passou a viver sob proteção até sua morte, em 2023.
O elenco do filme conta ainda com Alan Rocha, Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas. Durante a pré-estreia realizada no Theatro Municipal de São Paulo, na última segunda-feira (10), Fernanda Montenegro foi ovacionada pelo público, em mais um momento marcante de sua grandiosa trajetória no cinema.
Mín. 21° Máx. 33°