Foi inaugurado nesta terça-feira (15), em Timóteo, o espaço sensorial "Michel André", localizado no Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA), no bairro João XXIII. O ambiente foi especialmente projetado para atender pessoas com deficiência visual, autismo e outras condições sensoriais, promovendo estímulos aos cinco sentidos — audição, olfato, tato, paladar e visão — por meio de uma conexão direta com elementos da natureza.
O jardim sensorial conta com uma infraestrutura cuidadosamente pensada para proporcionar experiências multissensoriais. Entre os elementos presentes no espaço, destacam-se canteiros floridos com aromas diversos, uma cascata com som de águas correntes, caminhos com diferentes tipos de texturas, além da presença constante de aves que enriquecem o ambiente com seus cantos. A proposta é criar um local terapêutico e acessível, que contribua para o bem-estar e o desenvolvimento sensorial dos visitantes.
A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Rotary Club de Timóteo e diversas instituições da região: Unimed Vale do Aço, Sicoob Cosmipa, Consul, Sicoob Copesita, Sicoob Vale do Aço, Unicred Aliança e Sicoob Credicom. O espaço beneficiará diretamente os 103 usuários atendidos pela Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (ADEVITA), além de estar aberto a toda a comunidade escolar do CREIA.
O nome do jardim é uma homenagem a Michel André, antigo parceiro do Rotary Club de Timóteo, que faleceu há alguns anos. De acordo com o presidente do clube, Jailson Moreira, Michel foi um importante apoiador de ações inclusivas na cidade. “O Michel sempre acreditou no potencial desse projeto. Essa homenagem é uma forma de manter viva sua dedicação às causas sociais e à inclusão das pessoas com deficiência”, afirmou.
Jailson também ressaltou o papel social do clube na construção do espaço. “Esse jardim é um presente para a comunidade. Quem dera todos os clubes pudessem trabalhar pensando no próximo. O nosso lema é ‘dar de si, antes de pensar em si’. É um trabalho voluntário, feito com muito empenho, e temos certeza de que estamos contribuindo para uma causa nobre e necessária”, destacou.
O espaço sensorial "Michel André" já está aberto para visitação, integrando-se às atividades pedagógicas e terapêuticas do CREIA e da ADEVITA.