Nesta quarta-feira (16), o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) completou sete dias em greve de fome no Congresso Nacional. A medida é um protesto contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que aprovou a cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar, após ele ser acusado de agredir um militante do MBL (Movimento Brasil Livre) em 2024.
A equipe dos Canais VOX esteve presente no Congresso Nacional e conversou com o parlamentar, que fez questão de mandar um recado direto à população do Vale do Aço e demais regiões que acompanham o canal. Glauber reafirmou que está disposto a manter o protesto até que o processo contra ele seja concluído e disse estar resistindo “pela democracia e contra o avanço da extrema-direita”.
O deputado está acampado em uma das áreas internas da Câmara, sendo acompanhado por médicos e mantendo sua hidratação com água, água de coco e isotônicos. Segundo ele, a greve é um símbolo de resistência contra o que considera uma perseguição política. O PSOL, partido de Glauber, também manifestou apoio ao parlamentar, criticando o processo de cassação como “arbitrário”.
O caso ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se avançar, segue para o plenário, onde será necessário o voto de ao menos 257 deputados para a cassação do mandato.
Ver essa foto no Instagram