O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (12) que espera um crescimento de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ao final de 2025. Em entrevista ao portal UOL, Haddad também projetou que o país deve registrar um crescimento médio de 3% ao ano durante o governo Lula, com foco na distribuição de renda.
“Eu acredito que nós podemos concluir os quatro anos do mandato do presidente Lula com uma taxa média de crescimento de 3%”, declarou o ministro.
Apesar do cenário atual de juros elevados, Haddad mostrou otimismo com o desempenho da economia brasileira neste ano. “Esse ano, mesmo com juros altos, nós vamos crescer alguma coisa em torno de 2,5%”, afirmou. “Eu acredito que a economia brasileira tem condições de crescer de forma equilibrada a uma taxa próxima da média mundial. Não vejo razão para o Brasil crescer menos.”
Durante a entrevista, o ministro também destacou o compromisso do governo com o controle dos gastos públicos, defendendo a manutenção do novo arcabouço fiscal. “Nós continuamos perseguindo as metas do arcabouço fiscal. Fizemos isso ano passado, vamos fazer isso esse ano, vamos fazer isso o ano que vem”, garantiu.