O ator e cineasta francês Gérard Depardieu, de 76 anos, foi condenado nesta terça-feira (13) a 18 meses de prisão por agressão sexual, segundo informações da agência Reuters. A pena, no entanto, não será cumprida de forma imediata. A decisão inclui ainda sua inclusão no cadastro nacional de criminosos sexuais e o pagamento de 29.040 euros (cerca de R$ 183 mil) às vítimas.
De acordo com a agência Associated Press, o tribunal francês considerou Depardieu culpado por ter agredido sexualmente duas mulheres durante as filmagens do longa "Les Volets Verts", de Jean Becker, em 2021. As vítimas são uma cenografista de 54 anos e uma assistente de 34 anos. O ator foi acusado de toques inapropriados durante o trabalho no set.
Durante o julgamento realizado em março, Depardieu negou que tenha tido intenção sexual em suas ações, embora tenha admitido usar linguagem vulgar e agarrar o quadril de uma das mulheres durante uma discussão. Ele não compareceu à audiência desta terça-feira.
Com mais de 200 obras no currículo, Gérard Depardieu é um dos nomes mais conhecidos do cinema francês e foi indicado ao Oscar em 1991 por "Cyrano de Bergerac". A condenação faz dele a figura de maior destaque no meio artístico francês a enfrentar as consequências legais no contexto do movimento #MeToo no país.