O cantor norte-americano Chris Brown foi preso na manhã desta quinta-feira (15) no Hotel The Lowry, em Manchester, no Reino Unido, acusado de agredir gravemente o produtor musical Abe Diaw durante uma briga ocorrida em fevereiro de 2023, na boate Tape, localizada em Mayfair, no centro de Londres.
Chris Brown chegou ao país na quarta-feira (14), em um jatinho particular. A presença do artista chamou atenção da imprensa, e repórteres do tabloide The Sun acionaram a Polícia Metropolitana, que enviou agentes ao hotel cinco estrelas onde ele estava hospedado.
De acordo com o comunicado oficial da polícia local: "Um homem de 36 anos foi preso em um hotel em Manchester pouco depois das 2h da quinta-feira, 15 de maio, sob suspeita de lesão corporal grave. Ele foi detido e permanece preso. A prisão está relacionada a um incidente em um local na Praça Hanover em 19 de fevereiro de 2023."
A vítima, Abe Diaw, relatou ao The Sun que foi agredido com uma garrafa durante a festa: "Ele me bateu na cabeça duas ou três vezes. Meu joelho também colapsou". Na ocasião, o produtor precisou ser hospitalizado e deixou a unidade médica com o auxílio de muletas. Posteriormente, Diaw entrou com uma ação civil contra o cantor, exigindo uma indenização de US$ 16 milhões (cerca de R$ 89 milhões) pelos danos físicos e financeiros supostamente causados pelo ataque.
Até o momento, Chris Brown e sua equipe não comentaram o caso. Em seus stories no Instagram, a única manifestação recente do artista foi um pedido de libertação do rapper Tony Lanez, que cumpre pena de 10 anos por atirar na cantora Megan Thee Stallion em 2020 e que, segundo relatos, foi esfaqueado 14 vezes na prisão.