Após quase um ano do anúncio das obras do Mercado Municipal de Ipatinga, no bairro Novo Centro, o empreendimento segue paralisado e sem qualquer movimentação no local. A situação foi constatada nesta semana por moradores e frequentadores da avenida Zita de Oliveira, onde a área destinada à construção está coberta por mato, sem estruturas visíveis.
A paralisação da obra ocorre meses depois de o Instituto Cidades protocolar uma denúncia na Promotoria de Urbanismo e Meio Ambiente de Ipatinga, questionando diversos pontos do projeto. Entre as preocupações levantadas estão a localização em Área de Proteção Permanente (APP), o risco de inundações segundo o Decreto Municipal nº 3001/1993, além de impactos ambientais e sociais. O Instituto também aponta que o projeto do mercado não atende adequadamente às necessidades dos produtores locais, especialmente para a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros.
Moradores expressaram indignação com o abandono da obra. Sebastião Pedro, do bairro Veneza II, relatou: “Houve comentário que parou porque foi embargado pelo meio ambiente, que é área de preservação. [...] Essa obra é muito necessária porque vai gerar emprego para o povo da região. Um ano já é bastante tempo com a obra parada”.
Wanderlei da Silva, morador do bairro Esperança, também criticou a situação: “É mais uma promessa que não se cumpre. A gente vê essa promessa há muitos anos e nunca se conclui. É mais uma obra política que fica como promessa para a população ipatinguense”.
Em nota, a Prefeitura de Ipatinga informou que, cerca de 30 dias após o início das obras, foi identificado um erro de execução no projeto. Com isso, iniciou-se um processo de revisão técnica e, por se tratar de uma obra financiada com recursos federais por meio da Caixa Econômica Federal, todas as correções foram submetidas à avaliação da equipe de engenharia da instituição. Ainda segundo a administração municipal, as pendências junto à Caixa já foram resolvidas e os trâmites internos estão em fase final para permitir a retomada das atividades. A prefeitura afirma manter o compromisso com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.