A Prefeitura de Ipatinga entregou, na manhã desta quarta-feira (21), mais de 100 escrituras de imóveis a moradores dos bairros Limoeiro e Esperança, por meio do programa de Regularização Fundiária Urbana (REURB). A ação faz parte de uma série de iniciativas da administração municipal para promover inclusão social, desenvolvimento urbano e segurança jurídica às famílias.
Para o prefeito Gustavo Nunes, a regularização do imóvel é algo que se torna benéfico para o morador, quanto para a prefeitura. "Todo mundo sai ganhando. Eu falo isso porque, primeiro ponto, porque a pessoa que não tem a escritura do seu imóvel, ela não tem um documento que comprove que de fato ela é dona. Então a partir de agora, o imóvel dessa pessoa vai ser valorizado no mercado imobiliário, porque ele sai do mercado informal e ele entra no mercado formal no ramo imobiliário. Segundo ponto, é que agora essa pessoa tem uma segurança para de fato fazer um investimento no imóvel dela. Paralelo a isso, obviamente, as pessoas também passarão a pagar os seus tributos, mas que é um valor ínfimo em relação aos benefícios que essa pessoa tem principalmente em relação à valorização do seu próprio imóvel", disse o prefeito em entrevista à VOX.
Dentre os contemplados está Dalva Aguiar Simão, de 68 anos, moradora do bairro Esperança há mais de 30 anos. “A sensação é de alegria, muita alegria. Graças a Deus. Tenho dois filhos e agora vou ter algo para deixar para eles”, afirmou emocionada ao receber a escritura definitiva do seu imóvel.
Outro beneficiado foi Eduardo da Silva Andrade, de 61 anos, morador do bairro Limoeiro, que aguardava há mais de quatro décadas pela regularização. “É muito gratificante. Agora saiu pra nós. Tenho três filhos e vou poder deixar algo para eles. É uma felicidade muito grande”, declarou.
Segundo a Prefeitura, o REURB é uma das prioridades da atual gestão e seguirá beneficiando milhares de pessoas em diferentes regiões da cidade.