O Ministério da Agricultura e Pecuária informou, nesta quarta-feira (21), que mais de 60 países adotaram restrições à importação de carnes de aves do Brasil, após a confirmação de focos de gripe aviária no país.
Entre os embargos, 21 nações — incluindo a União Europeia e a União Euroasiática — suspenderam totalmente as compras da carne de frango brasileira. Outros nove países, como o Reino Unido, restringiram especificamente os produtos oriundos do Rio Grande do Sul. Já Japão e Arábia Saudita adotaram bloqueios direcionados ao município de Montenegro, onde foi registrado o primeiro foco da doença em uma granja comercial.
Segundo o ministério, estão sendo mantidos contatos com autoridades sanitárias dos países importadores, com o objetivo de repassar informações técnicas e garantir transparência. A pasta também reforçou que segue adotando medidas para assegurar a segurança sanitária e restabelecer as exportações o quanto antes.
Atualmente, oito casos suspeitos de gripe aviária estão em investigação no Brasil. As notificações ocorrem nos municípios de Salitre (CE), Aguiarnópolis (TO), Eldorado dos Carajás (PA), Montenegro, Gaurama e Derrubadas (RS), além de Ipumirim e Garopaba (SC).