O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, anunciou nesta terça-feira (3) a realização de um novo concurso público para o cargo de policial penal. O comunicado foi feito durante reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), como parte da Prestação de Contas do Governo 2025, dentro do programa Assembleia Fiscaliza.
Segundo Greco, o novo edital prevê a abertura de 1.178 vagas, além de um processo seletivo simplificado para contratação temporária de 686 policiais penais. O objetivo é reforçar o quadro de servidores do sistema prisional, que enfrenta atualmente uma significativa evasão de profissionais.
O último concurso para a Polícia Penal mineira ocorreu em 2021 e resultou na nomeação de 3.405 servidores, número superior ao previsto inicialmente, graças à ampliação do edital com apoio do governo estadual. “Foi uma conquista importante para o sistema. Agora, planejamos publicar o novo edital ainda este ano, com uma estrutura mais ágil do que a anterior”, disse o secretário.
Greco informou ainda que o novo certame seguirá o modelo da Polícia Militar e da Polícia Civil, com seleção unificada e sem regionalização, buscando maior eficiência no processo.
A apresentação integra o mecanismo de fiscalização parlamentar da ALMG, no qual os secretários de Estado prestam contas à sociedade e respondem a questionamentos dos deputados. Ao final, são elaborados relatórios com os principais temas debatidos e possíveis encaminhamentos ao governo.
Mín. 12° Máx. 30°