Os alugueis residenciais registraram queda de 0,56% em maio, revertendo a alta de 0,79% observada em abril, segundo dados do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgados nesta quinta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
Mesmo com o recuo no mês, o índice ainda acumula alta de 5,11% nos últimos 12 meses, abaixo dos 5,92% acumulados até abril, mostrando uma desaceleração no ritmo de crescimento dos aluguéis.
De acordo com o economista Matheus Dias, do Ibre/FGV, essa desaceleração foi influenciada principalmente pela forte retração dos preços em São Paulo, cidade que historicamente registra recuos nos aluguéis no mês de maio.
O IVAR acompanha mensalmente a variação real dos valores negociados em contratos de aluguel residencial, com dados obtidos diretamente de empresas administradoras de imóveis. Diferente de pesquisas anteriores, que analisavam apenas anúncios, o IVAR considera os valores efetivamente acordados entre locadores e inquilinos.