Um agente de viagens britânico, de 58 anos, viveu uma experiência inusitada durante uma excursão na selva de Papua Ocidental, na Indonésia. Enquanto fazia um passeio fotográfico, Tony Exall sentiu uma irritação no olho esquerdo, que inicialmente atribuiu ao suor ou à presença de um inseto. No entanto, o que parecia um incômodo comum revelou-se algo bem mais alarmante: havia uma sanguessuga viva presa ao seu globo ocular.
O episódio ocorreu durante uma pausa em sua viagem de trabalho, quando ele aproveitou para fotografar aves raras na região de Malagufuk. “Estávamos esperando o pássaro aparecer e eu estava suando muito. Senti algo no meu olho, mas pensei que fosse apenas um inseto. Tentei me livrar, mas não consegui, então tentei ignorar”, contou Tony ao Daily Mail.
Cerca de duas horas depois, um dos colegas de viagem percebeu que havia uma sanguessuga presa à esclera, a parte branca do olho. O local já apresentava vermelhidão, provocada pela sucção do parasita. O britânico, proprietário da empresa Philippine Dive Holidays e entusiasta da observação de aves, havia conseguido fotografar um raro pássaro-do-paraíso-rei momentos antes da descoberta.
Tony suspeita que a sanguessuga tenha sido transferida para o olho quando limpou o suor do rosto com a mão. “Havia sanguessugas por toda parte e devo ter usado as costas da minha mão para limpar o suor, então essencialmente eu a passei para o meu olho”, explicou.
A remoção da sanguessuga envolveu visitas a dois hospitais. “No início ele tentou remover e foi bastante doloroso porque a sanguessuga se agarra a algo e começa a sugar o sangue. Ele começou a puxar suavemente a sanguessuga, o que foi doloroso pois era algo puxando meu globo ocular. Minha próxima preocupação era como tirá-la do meu olho sem deixar nada para trás. O médico então borrifou algumas gotas anestésicas no meu olho, pegou uma pinça e, plop, ela saiu.”
Após o procedimento, ele foi medicado com colírios e antibióticos para evitar infecções. Nas redes sociais, onde compartilhou imagens do incidente, a situação foi descrita por internautas como “material de pesadelos” e “algo de um filme de terror”.
Tony comentou ainda sobre o desconforto que sentiu durante o episódio: “O tecido do meu olho estava sendo puxado. Nunca tive essa sensação antes.” E finalizou: “Você ouve essas histórias sobre doenças e infecções tropicais, e ter uma no seu olho não é o melhor lugar para ter uma.”