Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que não obtiveram isenção da taxa de inscrição têm até o dia 18 de junho para efetuar o pagamento, conforme o novo cronograma divulgado em 6 de junho pelo Inep. O valor da taxa é de R$ 85.
O prazo foi estendido devido à prorrogação das inscrições, que agora seguem abertas até a próxima sexta-feira, 13 de junho. O pagamento pode ser realizado via boleto (gerado exclusivamente na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança — conforme a disponibilidade dos bancos. No caso do Pix, é necessário usar o QR Code que consta no próprio boleto.
O boleto é emitido apenas pelo sistema oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Não há cobrança da taxa para estudantes que concluirão o Ensino Médio em 2025 em escolas públicas declaradas ao Censo Escolar, independentemente da modalidade de ensino.
Inscrição obrigatória para todos
Mesmo os candidatos que obtiveram isenção da taxa ou que tiveram a justificativa de ausência em 2024 aprovada devem se inscrever até 13 de junho para garantir a participação. A isenção, por si só, não representa inscrição automática.
Datas das provas
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. No entanto, em função da realização da COP-30, em Belém (PA), o exame será realizado nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.