Durante a sessão, os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carlos Jordy (PL-RJ) fizeram duras críticas à política econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles mencionaram uma suposta “gastança” por parte do Executivo e classificaram como “horrível” o novo pacote que será apresentado por Haddad em substituição ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Irritado com a saída dos parlamentares após as falas, o ministro reagiu ao retomar a palavra, acusando-os de distorcerem dados da economia brasileira. "Agora aparecem dois deputados, fazem as perguntas e correm do debate. Nikolas sumiu, [veio] só para aparecer. Falaram, agora tenham maturidade. E corre daqui, não quer ouvir explicação, quer ficar com o argumento dele... [...] Esse tipo de atitude de alguém que quer aparecer na rede e some é um pouco de molecagem, e isso não é bom para a democracia", apontou.
Minutos depois, Carlos Jordy retornou ao plenário, teve direito de resposta e rebateu: "Eu estava em outra comissão. O ministro nos chamou de moleque. Moleque é você, ministro, por ter aceitado um cargo dessa magnitude e só ter feito dois meses de Economia. Moleque é você, por ter feito que o nosso país ter o maior déficit da história", disse.
Na sequência, Nikolas também voltou ao plenário e pediu a palavra com uma questão de ordem. A partir daí, a sessão entrou em clima de bate-boca entre membros da comissão. O deputado Rogério Correia (PT-MG), que presidia os trabalhos, tentou retomar a ordem, ameaçou encerrar a reunião, buscou um acordo, mas diante da continuidade dos ânimos exaltados, decidiu pelo encerramento da audiência.
Após a sessão, Fernando Haddad comentou o episódio com jornalistas. Para o ministro, houve “um desrespeito muito grande”.
“A pessoa se dispõe a vir ao parlamento, sempre com muita disposição, sempre com todo interesse. A pessoa faz uma pergunta, vomita uma porção de números errados sobre a economia, e ele simplesmente sai da sala antes de ouvir a resposta. Então qual é o objetivo de uma Comissão como essa?”, questionou.