O músico Brian Wilson, cofundador e líder da banda Beach Boys, morreu aos 82 anos. A informação foi confirmada pela família por meio das redes sociais nesta quarta-feira (11). “Estamos de coração partido por anunciar que o nosso amado pai Brian Wilson faleceu”, diz a nota publicada no Instagram.
Brian Wilson foi um dos principais nomes da história da música norte-americana. À frente dos Beach Boys, formados em 1961, ele ajudou a revolucionar o rock e o pop nos Estados Unidos ao lado dos irmãos Dennis e Carl Wilson, do primo Mike Love e do amigo Al Jardine. O grupo chegou a rivalizar com os Beatles durante a década de 1960 e influenciou gerações com álbuns marcantes como Pet Sounds.
O artista havia sido diagnosticado com demência em 2024, pouco tempo após a morte de sua esposa, Melinda Ledbetter. A causa da morte ainda não foi divulgada.
“Estamos sem palavras neste momento. Por favor, respeitem a nossa privacidade, pois a nossa família está de luto. Percebemos que estamos compartilhando nossa dor com o mundo”, finaliza o comunicado.
Brian Wilson nasceu em junho de 1942, em Inglewood, na Califórnia. Sua genialidade musical e contribuições para a cultura pop mundial permanecem como legado.