O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (17), em publicação na rede Truth Social, que não pretende, "pelo menos por enquanto", matar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei.
“Sabemos exatamente onde o chamado ‘Líder Supremo’ está escondido. Ele é um alvo fácil, mas está seguro lá. Não vamos eliminá-lo (matá-lo!), pelo menos não por enquanto”, escreveu Trump. Em tom de advertência, ele ainda acrescentou: “Mas não queremos mísseis disparados contra civis ou soldados americanos. Nossa paciência está se esgotando. Agradecemos a sua atenção a este assunto!”.
A declaração ocorre em meio às crescentes tensões no Oriente Médio envolvendo Israel e Irã. Em outras publicações recentes, Trump tem defendido o que chamou de “um fim real” para o conflito, deixando de lado a possibilidade de um cessar-fogo e afirmando que abandonar totalmente as negociações também é uma alternativa aceitável.
Enquanto isso, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que Ali Khamenei pode ter um destino semelhante ao do ex-ditador do Iraque, Saddam Hussein, que foi capturado, julgado e executado em 2006.
Mín. 12° Máx. 30°