Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira (17) aponta que 76% dos brasileiros são contrários ao aumento no número de deputados federais, de 513 para 531 cadeiras. A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e deve ser analisada pelo Senado ainda nesta terça.
De acordo com o levantamento, apenas 20% da população apoia a medida. Outros 2% não souberam opinar e 1% se declarou indiferente. A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas nos dias 10 e 11 de junho e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
O projeto foi elaborado após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar, em 2023, que o Congresso redistribuísse as vagas da Câmara de forma proporcional à população de cada estado, o que não é feito desde 1994. A solução proposta pelos deputados, no entanto, foi criar 18 novas vagas sem retirar assentos dos estados menos populosos.
Mesmo com apoio de lideranças como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a proposta enfrenta resistência por conta do impacto financeiro. O relator do projeto na Câmara, deputado Damião Feliciano (União-PB), estimou um gasto adicional de R$ 64,6 milhões por ano. Apesar disso, aliados do governo garantem que os recursos já estão previstos no orçamento.
Mín. 12° Máx. 30°