A Prefeitura de Mesquita realizou, na tarde desta terça-feira (17), a cerimônia de posse e eleição da nova composição do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social (CMHIS). O evento aconteceu no gabinete do prefeito Ilton Torres, que destacou a relevância do conselho para o fortalecimento da política habitacional e urbana do município.
Os conselheiros foram nomeados por meio da Portaria nº 63, de 30 de maio de 2025, com mandato válido até 2029. Durante a solenidade, Ilton Torres ressaltou que o conselho será responsável por garantir a participação da sociedade civil e do poder público na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas de habitação, regularização fundiária e desenvolvimento urbano.
O prefeito também enfatizou a importância da reativação do CMHIS para que o município possa pleitear sua inclusão em programas federais, como o Minha Casa, Minha Vida. “Queremos viabilizar mais qualidade de vida e dignidade para a população por meio de projetos habitacionais concretos”, afirmou.
Na ocasião, foi eleita a primeira Mesa Diretora do conselho, composta por Junia Carvalho Duarte (presidente), Daniel Geibson (vice-presidente), Thiago Alves (secretário), Oswaldina Leonídia, Rita de Cássia e Rozana Anício, que assumem as coordenações de comissões temáticas.
A nova presidente, Junia Carvalho Duarte, destacou o caráter decisivo do momento para a cidade. “A ativação do conselho reafirma o compromisso da gestão com uma Mesquita mais justa e acessível”, declarou.
Vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Regulação Fundiária, o CMHIS tem caráter consultivo e deliberativo, com a missão de propor e acompanhar ações voltadas à habitação de interesse social, com ampla participação popular.
Mín. 12° Máx. 30°