O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço (CONSAÚDE) deu mais um passo decisivo na construção do Hospital Dia, estrutura que promete revolucionar o acesso à saúde pública na região. A iniciativa busca suprir a carência histórica de atendimento via SUS e reduzir as longas filas de espera que ainda afetam os moradores dos 35 municípios consorciados.
Apesar da força econômica do Vale do Aço, impulsionada por grandes indústrias, a região ainda carece de infraestrutura pública de saúde adequada. O CONSAÚDE, atualmente operando majoritariamente por meio de serviços terceirizados, tem concentrado esforços na construção de sua sede própria e do Hospital Dia, que será erguido em Santana do Paraíso, em terreno doado próximo à BR-381.
Com três pavimentos e 4.477,70 m² de área construída, a unidade terá capacidade para oferecer consultas, exames e procedimentos de baixa e média complexidade. O projeto, que já teve seu plano arquitetônico, engenharia e planilha de custos aprovados, foi levado recentemente ao Ministério da Saúde, durante comitiva liderada pelo presidente do consórcio, Márcio Lima de Paula, prefeito de Jaguaraçu, e o vice-presidente, Bruno Morato, prefeito de Santana do Paraíso.
“O projeto traz benefícios estruturais e qualitativos que prometem transformar o atendimento na região”, destacou Márcio. Entre os benefícios apontados estão a centralização dos serviços, maior conforto e segurança para os pacientes, redução das filas de espera e economia para os municípios consorciados.
Durante a mobilização em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se comprometeu a priorizar a liberação de recursos para viabilizar a construção do hospital, que será referência ambulatorial para uma população estimada de 800 mil pessoas.
A expectativa é que o Hospital Dia marque uma nova fase para a regionalização da saúde pública no interior mineiro, promovendo um atendimento mais resolutivo, humanizado e eficiente para os usuários do SUS.
Mín. 17° Máx. 22°