Os bastidores da Fórmula 1 ganharam um novo capítulo nesta semana com a possível ida de Max Verstappen para a Mercedes em 2026. Segundo a emissora italiana Sky Italia, o tricampeão mundial da Red Bull estaria próximo de um acerto com a equipe alemã, embora ainda existam resistências internas entre alguns dirigentes da Mercedes.
A principal divergência estaria relacionada à mudança no regulamento técnico prevista para a próxima temporada. Parte da cúpula da Mercedes acredita que a equipe terá chances reais de disputar vitórias, independentemente da dupla de pilotos.
Recentemente, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, admitiu publicamente o interesse em Verstappen. Após o segundo treino livre do GP da Áustria, o dirigente afirmou que é necessário entender os planos de um piloto do calibre de Max: “Como diretor responsável pela melhor marca do mundo, é claro que tenho que me informar sobre o que um tricampeão mundial quer fazer no futuro”, declarou Wolff. Ele reforçou, no entanto, que as conversas são de longo prazo e que não há relação direta com a renovação de George Russell.
A eventual chegada de Verstappen pode afetar diretamente o futuro de Russell na equipe. Segundo a Sky Italia, o britânico tem negociações em andamento para renovação de contrato, mas sua permanência pode ser comprometida caso o acordo com Verstappen avance. Russell tem contrato válido até o fim de 2025, assim como o jovem piloto italiano Kimi Antonelli, apontado como aposta da Mercedes para os próximos anos.
Apesar de ter vínculo com a Red Bull até o final de 2028, Verstappen tem uma cláusula que pode facilitar sua saída já neste ano. O contrato prevê que ele pode deixar a equipe caso não esteja entre os quatro primeiros colocados do Mundial de Pilotos até o início das férias de verão da F1, logo após o GP da Hungria.
Atualmente, Verstappen ocupa a terceira colocação na tabela, com 155 pontos, 36 a mais que o quinto colocado, George Russell. Restam ainda três corridas até a pausa, incluindo o GP da Bélgica, que terá corrida sprint e mais pontos em disputa.
Mín. 17° Máx. 22°