Cláudio Taffarel não faz mais parte da comissão técnica do Liverpool. O clube inglês anunciou a saída do brasileiro nesta quarta-feira (2), em nota oficial. Além dele, o alemão Fabian Otte, que também integrava o departamento de goleiros, está de saída. Para o lugar de Taffarel, o Liverpool confirmou o retorno de Xavi Valero, que passou as últimas sete temporadas no West Ham.
Taffarel chegou ao Liverpool em 2021 a pedido do então técnico Jürgen Klopp. Durante sua passagem pelo clube, participou das conquistas da Copa da Liga Inglesa (2021/22 e 2023/24), Copa da Inglaterra (2021/22) e Premier League (2024/25). O ex-goleiro conciliava o trabalho na Inglaterra com a preparação de goleiros da Seleção Brasileira, atuando diretamente com Alisson, titular dos Reds e da Amarelinha.
Em maio, o camisa 1 elogiou o impacto do treinador em sua carreira: “Taffarel me faz manter esse alto nível desde que chegou ao Liverpool. Eu já tinha conquistado a Liga dos Campeões, tínhamos vencido os campeões da Premier League e teríamos vencido a Copa do Mundo, mas, na minha cabeça, eu sabia que poderia melhorar. Então, trabalhei com Taffarel na nossa seleção, o que me ajudou muito tecnicamente. Achei que seria ótimo tê-lo aqui, trabalhando diariamente, e ele me trouxe muito mais nesses últimos três ou quatro anos”.
Apesar da saída do clube inglês, Taffarel permanece na Seleção Brasileira mesmo com a chegada do técnico Carlo Ancelotti. Como jogador, ele defendeu o Brasil em mais de 100 partidas, com participações nas Copas do Mundo de 1990, 1994 e 1998, sendo campeão no torneio dos Estados Unidos.
O Liverpool agradeceu aos profissionais em comunicado: “Fabian Otte e Claudio Taffarel estão se despedindo do departamento de goleiros dos Reds antes da próxima temporada. Todos no LFC agradecem a Fabian e Claudio pelas contribuições e desejam-lhes o melhor para o futuro.”
Mín. 17° Máx. 22°