A Prefeitura de Ipatinga anunciou nesta terça-feira (1º) a instalação de radares e equipamentos de fiscalização eletrônica nas vias da cidade, após registrar cerca de 2.300 acidentes no primeiro semestre de 2025. A decisão foi oficializada com a publicação do registro de preços para contratação de empresa especializada na instalação e manutenção dos dispositivos.
Segundo o governo municipal, os novos sistemas irão monitorar o avanço de sinal vermelho, o desrespeito às faixas de pedestres e, gradativamente, o excesso de velocidade em pontos com alto índice de acidentes. A medida faz parte de um pacote para modernização da mobilidade urbana e ampliação da segurança no trânsito.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Gustavo Nunes afirmou que o objetivo é preservar vidas e melhorar a fluidez no tráfego urbano. Já o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares, explicou que os equipamentos vão permitir mais agilidade na tomada de decisões e contribuir para um trânsito mais organizado.
O crescimento dos acidentes reforça a urgência da medida. Em todo o ano de 2024, foram registrados 4.470 acidentes de trânsito, sendo 1.463 com vítimas. Apenas nos primeiros seis meses de 2025, já são 2.300 ocorrências, com 724 vítimas, mais da metade do total do ano anterior.
Para o adjunto da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescom), Júlio César Teodoro, grande parte dos acidentes está relacionada à imprudência, especialmente em cruzamentos e travessias. Ele destaca que a fiscalização eletrônica deve inibir comportamentos de risco e tornar o trânsito mais seguro.
A implantação dos radares faz parte de um conjunto de ações que inclui ainda a troca do sistema semafórico da cidade, a revitalização da sinalização de trânsito e a renovação total da frota de ônibus até o fim do ano. A Prefeitura também vai lançar, na quinta-feira (3), o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que vai guiar as futuras ações do setor.
Mín. 17° Máx. 22°