O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) usou as redes sociais para pedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vete o projeto aprovado pelo Congresso que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta foi aprovada no fim de junho e ainda aguarda sanção presidencial.
Em vídeo publicado na última terça-feira (1º), o parlamentar apareceu segurando uma placa com os dizeres: “O que 531 vão fazer que 513 não conseguem?”. Na gravação, ele declarou: “Se o Lula vetar o projeto, ele volta para o Congresso Nacional, e aí vamos conhecer quem é quem. Quem é deputado federal e quem é senador que está a favor do povo. Se derrubarem esse veto do presidente, vocês podem ter certeza de que todo o Congresso é inimigo do povo”.
Na quinta-feira (3), Cleitinho voltou a se manifestar, pedindo ajuda ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para convencer Lula a barrar o projeto. O senador também se comprometeu a apoiar o governo em eventuais propostas que visem cortar supersalários de juízes e promotores.
O Projeto de Lei Complementar (PLP) que prevê a redistribuição das cadeiras teve 361 votos favoráveis, 36 contrários e 30 abstenções na Câmara. Caso Lula sancione a proposta, o novo número de parlamentares passa a valer a partir da legislatura de 2027.
A Mesa Diretora da Câmara estima que cada novo deputado custe cerca de R$ 3,6 milhões por ano, totalizando um impacto anual de R$ 64,6 milhões. Apesar disso, a Casa afirma que o valor já estaria contemplado no orçamento atual.
Mín. 17° Máx. 22°