Error
Publicidade

Saiba o que é a Síndrome de Patau: doença que levou à morte o filho de Zé Vaqueiro

A criança havia sido diagnosticada antes do nascimento

09/07/2024 às 14h18
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na madrugada desta terça-feira (9), o pequeno Arthur, terceiro filho do cantor Zé Vaqueiro, faleceu aos 11 meses de idade. Arthur havia sido diagnosticado antes do nascimento com a síndrome de Patau, uma doença genética rara. O anúncio foi feito pelo artista em suas redes sociais.

“Deus sabe de todas as coisas e decidiu que era a hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo dos nossos corações, o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto esteve entre nós”, diz o comunicado assinado por Zé Vaqueiro e sua esposa, Ingra Soares.

O hospital Pequeno Príncipe informou que o diagnóstico da síndrome de Patau é feito por meio de testes pré-natais, como ultrassonografia. A doença geralmente ocorre sem fatores de risco determinantes, mas estudos indicam que a probabilidade aumenta em casos de gravidez após os 35 anos, quando há uma queda na taxa de fertilidade feminina.

O que é a síndrome de Patau?

A síndrome de Patau é uma malformação genética do sistema nervoso, mais comum em bebês do sexo feminino, que pode ser identificada durante o pré-natal. De acordo com a Rede D’Or, a causa está relacionada à trissomia do cromossomo 13. Enquanto os seres humanos normais possuem 46 cromossomos divididos em 23 pares, na síndrome de Patau, há uma falha genética que resulta em três cromossomos no grupo 13.

Essa condição faz com que as células da criança funcionem de forma irregular, causando diversas anomalias congênitas, como malformação de órgãos, fenda palatina e lábio leporino, microcefalia e atraso no desenvolvimento. No Brasil, a doença afeta cerca de um em cada cinco mil nascidos vivos, conforme explica a geneticista Josiane de Souza, do Hospital Pequeno Príncipe.
Diagnóstico

Durante o pré-natal, anomalias sugestivas da síndrome de Patau podem ser identificadas através de ultrassons de rotina. O médico pode recomendar o NIPT, um teste genético não invasivo que analisa o DNA pelo sangue materno e verifica a possibilidade de trissomia.

Sintomas

De acordo com a Rede D’Or, os sintomas da síndrome de Patau incluem:

  • Atraso mental;
  • Malformação nas orelhas, pés e olhos;
  • Microcefalia;
  • Mãos com dedos extras;
  • Tamanho reduzido do queixo;
  • Problemas cardíacos;
  • Doenças renais.

Sem cura

A síndrome de Patau não tem cura e requer acompanhamento médico multidisciplinar ao longo da vida para melhorar a qualidade de vida do paciente. O tratamento visa aliviar os sintomas, e a maioria dos pacientes vive até os 10 anos de idade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários