Na noite desta quarta-feira (10), o empresário Ranier Almeida, de 42 anos, foi julgado pelo assassinato do também empresário e influenciador Tiago Brito. O crime ocorreu no dia 15 de agosto de 2023, quando Brito foi morto a tiros por Almeida dentro de sua farmácia no bairro Bom Jardim. Ranier foi preso após cinco meses foragido.
Resumo:
Depois de mais de doze horas de sessão, o Tribunal do Júri impôs uma pena de 29 anos e dois meses de prisão em regime fechado. Os jurados, quatro homens e três mulheres, acataram todas as qualificadores apresentadas pela acusão. Ranier confessou o crime e foi considerado culpado pelos jurados. O juiz leu a sentença à meia-noite e reconheceu praticamente todas as qualificadoras, incluindo motivo torpe e recurso que impediu a defesa da vítima.
Ranier irá responder preso, em regime fechado. Ele teve a sua prisão preventiva mantida pelo juíz, e logo após o término da audiência, voltou, algemado, para a Penitência Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba.
O acusado foi defendido pelos advogados, André Dolabela, André Vartuli, Ignácio Barrose Renato Schwartz.
A equipe de acusão foi formada pelo Promotor de Justiça do Ministério Público, Igor Citeli Farjado Castro, com os reforços dos advogados, Dr Eliseu Brasil, Gerssy Moreira e Leandro Bastos.
Promotor de Justiça do Ministério Público, Igor Citeli Farjado Castro.
A defesa de Ranier disse que já entraram com recurso e que pretendem pedir a anulação do júri. Na visão da defesa de Ranier, houve várias falhas durante a audiência e a repercurssão do caso, teve impacto na condenação. O recurso será feito em Belo Horizonte.
No decorrer da audiência, nada de grave foi registrado, exceto, algumas pessoas que tentaram fazer registros fotográficos dentro do plenário, o que foi proibido pelo juíz, mas foram abordadas pelos seguranças, tiveram as fotos apagadas e foram convidadas e se retiraram do local. A família de Tiago,amigos e seguidores estiveram presentes, muitos até ao término do julgamento.
Reação do autor ao escutar a condenação:
Na cena descrita pela nossa reportagem, respeitando os limites impostos pelo juíz, foi percebido que Ranier chegou ao local trajando traje esporte fino (calça jeans, camisa de manga longa, de cor branca). Ele foi posionado sentado de costas para a platéia, e aparentava estar abatido. Respondeu as perguntas feitas pela sua defesa, com palavras curtas. Disse que agiu sob emoção, que sentiu-se connstrangido ao ter a sexualidade questionada pelo filho durante o almoço em família, devido as postagens de Tiago, feitas em sua rede social, que eram indiretas para ele. Ele disse que estava arrependido.
Ao receber a soma da condenção, abaixou a cabeça, foi algemado e reconduzido por Policiais Penais de volta para a Penitênciaria, onde cumpre pena desde que foi preso no bairro Bom Jardim, ao fazer uma visita para a familia, após ficar foragido por cinco meses, homiziado no Estado do Espírito Santo.
Relembre o crime: