Durante um congresso internacional de treinadores em Wurzburg, na Alemanha, Jürgen Klopp fez uma declaração surpreendente sobre seu futuro no futebol. O ex-treinador do Liverpool, que deixou o clube antes do término de seu contrato após quase nove anos à frente da equipe, indicou que sua carreira como técnico pode ter chegado ao fim.
“Hoje eu digo que é isso para mim como treinador. Não desisto por impulso, foi uma decisão geral”, afirmou Klopp em uma entrevista no evento. Aos 57 anos, o alemão revelou que sua decisão de se afastar do futebol não é apenas uma pausa temporária, mas pode sinalizar uma aposentadoria definitiva.
Inicialmente, Klopp havia planejado um sabático de um ano para refletir sobre seu futuro, mas parece que suas intenções mudaram. O nome do técnico foi cogitado para assumir seleções como a da Inglaterra e dos Estados Unidos, mas ele descartou essas possibilidades. “Estou buscando paz e tranquilidade, estou 100% focado aqui e agora e aproveitando”, afirmou Klopp.
Embora tenha deixado a porta aberta para o retorno ao futebol em um futuro incerto, ele brincou sobre a vida pós-carreira. “Eu vou fazer algum trabalho. Sou muito jovem para praticar padel e ficar só com os netos”, disse o treinador, que ainda considera utilizar sua experiência e contatos no esporte de outras formas.
Na sua carreira como técnico, Jürgen Klopp comandou Mainz, Borussia Dortmund e Liverpool, acumulando um total de 1.078 jogos oficiais, com 596 vitórias, 283 empates e 244 derrotas. Entre os títulos conquistados estão 13 conquistas notáveis, incluindo:
1 Mundial de Clubes da FIFA
1 Liga dos Campeões da UEFA
1 Supercopa da Europa
2 Bundesliga
2 Copas da Alemanha
2 Supercopas da Alemanha
1 Premier League
1 Copa da Liga Inglesa
1 Copa da Inglaterra
1 Supercopa da Inglaterra
Mín. 21° Máx. 30°