De 16 a 18 de julho, Governador Valadares foi palco dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2024), onde a delegação timotense, composta por 4 profissionais e cerca de 43 atletas, fez uma participação memorável. Liderados pelo coordenador de esporte Bruno Flávio e acompanhados pelo Secretário de Educação de Timóteo, José Vespasiano, na partida e na chegada, os atletas representaram a cidade com excelência.
Os competidores são alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Timóteo e de 12 escolas da rede pública municipal e estadual. Todos fazem parte do Programa Paradesportivo Cre Ser, um programa de esporte especializado desenvolvido pela APAE local. A delegação paradesportiva da APAE de Timóteo conquistou um total de 67 medalhas, sendo a cidade com maior número de conquistas em Minas Gerais. As medalhas foram distribuídas em 28 de ouro, 22 de prata e 17 de bronze, mantendo o excelente desempenho da edição anterior do JEMG. Vale lembrar que o JEMG é a primeira fase das Paralimpíadas Escolares, que inclui etapas estaduais, regionais e nacionais.
A APAE de Timóteo alcançou o pódio seis vezes na classificação geral, sendo premiada em todas as categorias. A instituição sagrou-se campeã geral do atletismo, conquistando três troféus de ouro (Atletismo Feminino categorias SUB 14, 16 e 18), um de prata (Atletismo Feminino SUB 18) e dois de bronze (Atletismo Masculino SUB 14 e 16).
Entre os atletas da APAE, dois se destacaram por serem contemplados com o Bolsa Atleta Estudantil: Luka Tony, o primeiro atleta de Timóteo a receber o benefício, e Charles dos Santos Evangelista, premiado neste ano por seu desempenho nas Paralimpíadas Escolares de 2023, onde foi campeão nacional no Salto em Distância.