A Justiça Eleitoral de Minas Gerais deu início ao treinamento dos mesários que atuarão nas eleições municipais de 2024. Os treinamentos, que começaram nesta semana, podem ser realizados de forma presencial, através da plataforma de Ensino a Distância (EAD) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo Mesário.
Cada mesário recebe uma carta de convocação que informa a modalidade de treinamento a ser seguida e o prazo para a capacitação. No caso de treinamento presencial, cada zona eleitoral é responsável pela organização. As atividades incluem uma apresentação teórica, com orientações sobre os procedimentos no dia da eleição, seguida de uma prática, que ensina os mesários a operar as urnas eletrônicas.
Em Minas Gerais, cerca de 210 mil mesários estarão em serviço, garantindo o funcionamento de mais de 53 mil seções eleitorais no estado. Na capital, Belo Horizonte, quase 20 mil mesários serão distribuídos entre as 4.867 seções eleitorais.
Os mesários que participarem do processo eleitoral têm direito a folgas em seus empregos, equivalentes ao dobro dos dias trabalhados, incluindo o treinamento. Além disso, o trabalho como mesário pode ser utilizado como critério de desempate em concursos públicos, caso previsto no edital. Nesta eleição, os mesários receberão um auxílio-alimentação de R$ 60,00 por turno trabalhado.