Nesta quinta-feira (5), Minas Gerais segue enfrentando uma intensa onda de calor, com temperaturas elevadas em todas as regiões do estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia será de céu claro com névoa seca, predominando em todo o território mineiro.
No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, as máximas podem atingir 40°C. Já em Belo Horizonte, os termômetros devem marcar até 35°C, com a umidade relativa do ar caindo para níveis preocupantes, chegando a 10% durante a tarde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices de umidade entre 20% e 30% indicam estado de atenção, enquanto valores abaixo de 20% configuram estado de alerta. O nível ideal para o organismo humano varia entre 40% e 70%.
Hoje, Belo Horizonte completa 139 dias sem chuva, o segundo maior período de estiagem já registrado na capital mineira. O recorde histórico foi em 1961, quando a cidade ficou 198 dias consecutivos sem precipitações, de acordo com o Inmet.
Para a sexta-feira (6), há previsão de uma leve redução nas temperaturas no centro-leste de Minas Gerais, incluindo a capital, devido à intensificação do transporte de umidade do oceano para o interior do continente. No entanto, não há previsão de chuva para o estado nos próximos dias.
Mín. 21° Máx. 30°