O Banco Central (BC) revelou nesta sexta-feira (6) que há R$ 8,56 bilhões disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR), conforme dados de julho. Este sistema permite que pessoas físicas e empresas consultem se têm "dinheiro esquecido" em bancos, consórcios ou outras instituições.
Para consultar e resgatar valores, é necessário acessar o site oficial do BC e fornecer uma chave PIX para a devolução. Caso não possua uma chave cadastrada, será preciso criá-la ou entrar em contato diretamente com a instituição financeira para combinar a forma de recebimento. Se o valor pertence a uma pessoa falecida, é necessário ser herdeiro ou representante legal e preencher um termo de responsabilidade.
Além disso, um projeto aprovado no Senado Federal propõe que os valores não reclamados sejam repassados ao Tesouro Nacional para ajudar a reduzir o déficit orçamentário. O projeto ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados. Se aprovado, os recursos não resgatados ajudariam a compensar perdas arrecadatórias e apoiar o governo na meta de déficit zero para 2024.
Para mais detalhes e consultas, acesse o site oficial do Banco Central.