Uma pesquisa inédita realizada pelo DataSenado em parceria com o Nexus, que ouviu 21 mil pessoas, revela que 1 em cada 4 brasileiros foi vítima de golpes digitais nos últimos 12 meses. Este estudo representa o levantamento mais abrangente sobre o tema, evidenciando que mais da metade das vítimas tem renda de até dois salários mínimos.
O levantamento indica que São Paulo ocupa a liderança entre os estados com maior incidência de golpes, com 30% dos entrevistados relatando perdas financeiras para criminosos digitais. Em seguida, estão o Mato Grosso (28%), o Distrito Federal (27%), Roraima (27%) e o Espírito Santo (26%).
Quando questionados sobre perdas financeiras nos últimos 12 meses devido a golpes digitais, 24% dos entrevistados afirmaram ter sido afetados. Além disso, 51% das vítimas têm renda de até dois salários mínimos, enquanto 35% ganham entre dois e seis salários, e apenas 14% recebem mais de seis salários mínimos.
Por outro lado, Sergipe (19%), Piauí (18%) e Ceará (17%) aparecem como os estados com menor incidência de golpes digitais, que incluem fraudes com cartões, clonagens e invasões de contas bancárias. Os dados também mostram que os golpes mais comuns são a clonagem de cartões, fraudes na internet e invasão de contas.