O mês de outubro começou com temperaturas elevadas e sensação de abafamento em Minas Gerais, colocando grande parte do estado sob dois alertas meteorológicos. O primeiro, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é para uma onda de calor que atinge 408 municípios. Até o momento, Belo Horizonte está fora dessa lista.
O segundo alerta refere-se à baixa umidade do ar, que afeta 590 cidades, incluindo a capital. De acordo com o Inmet, a umidade em algumas regiões, incluindo Belo Horizonte, pode variar entre 30% e 20%, níveis bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece 60% como o ideal para a saúde. Esses índices são preocupantes e exigem atenção redobrada, principalmente em relação à hidratação e cuidados com o bem-estar físico.
Nesta terça-feira (1º), a capital mineira deve registrar temperaturas máximas de até 31°C, enquanto as mínimas devem ficar em torno de 16°C. O céu deve permanecer claro, com poucas nuvens, e a névoa seca predominará. Não há previsão de chuvas para hoje.
O cenário de calor intenso e baixa umidade deve se repetir em grande parte do estado. As únicas exceções estão nas regiões dos vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata, onde o céu pode variar entre claro e parcialmente nublado, segundo o Inmet.