Em uma escalada de tensão no Oriente Médio, o Irã lançou mísseis balísticos contra Israel nesta terça-feira (1º), em resposta aos recentes bombardeios israelenses no Líbano. As Forças de Defesa de Israel confirmaram o ataque, informando que o sistema antimíssil foi ativado após a detecção dos projéteis, que levaram cerca de 20 minutos para chegar ao território israelense.
Sirenes soaram em várias partes do país, incluindo Tel Aviv, onde a equipe da CNN precisou interromper uma transmissão ao vivo e deixar o local por questões de segurança. Entre os alvos possíveis dos mísseis iranianos estão três bases aéreas israelenses e uma base de inteligência militar situada ao norte de Tel Aviv, de acordo com fontes militares.
O ataque ocorre em meio a uma crescente tensão entre Israel e grupos aliados do Irã, como o Hezbollah, após semanas de confrontos violentos na região. Antes do lançamento dos mísseis, os Estados Unidos já haviam alertado Israel sobre a iminência de uma retaliação iraniana, após os ataques aéreos que Israel realizou no Líbano, matando centenas de pessoas e atingindo importantes alvos do Hezbollah, grupo apoiado pelo Irã.
Simultaneamente ao ataque de mísseis, foi relatado um tiroteio no bairro de Jaffa, em Tel Aviv. Segundo a polícia israelense, várias vítimas foram reportadas, e o incidente ocorreu próximo a uma estação de trem leve. As autoridades estão investigando se o ataque tem alguma conexão com a ofensiva iraniana.