Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2) pelo instituto Genial/Quaest indica que a taxa de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para 51% entre os brasileiros, enquanto 45% desaprovam sua gestão. Este índice de outubro representa uma diminuição em relação ao levantamento anterior, realizado em julho, quando a aprovação do presidente atingiu 54%, o maior patamar do ano, com uma desaprovação de 43%.
Na avaliação geral do terceiro governo de Lula, 32% dos entrevistados consideram a gestão positiva, 33% a veem como regular e 31% como negativa. Essa é a primeira vez que a avaliação regular supera a positiva, refletindo uma queda de 4 pontos percentuais na aprovação desde julho.
Quando compararam o governo Lula com o de Jair Bolsonaro, 38% afirmaram que a atual administração está "melhor", 22% acreditam que está "igual" e 33% a consideram "pior". Em relação à direção do país, 41% dos entrevistados creem que o Brasil está "na direção certa", enquanto 49% discordam, apontando que está "na direção errada".
Sobre as informações recebidas a respeito do governo Lula, 38% disseram ter visto notícias "mais positivas", enquanto outros 38% consideraram as notícias "mais negativas". Além disso, 20% afirmaram não ter ouvido notícias sobre o governo e 4% não souberam ou não quiseram responder.