O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, participou de uma importante reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na manhã desta quarta-feira (9).
Durante o encontro, que discutiu os resultados do primeiro turno das eleições municipais e pautas prioritárias do movimento municipalista, o chefe do Executivo fabricianense propôs a criação de um Grupo de Trabalho multidisciplinar para desenvolver políticas públicas mais eficazes à inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino público.
Dr. Marcos Vinícius enfatizou a necessidade de apoio adequado para escolas públicas que enfrentam desafios com o aumento de alunos com necessidades especiais, ao apontar a falta de recursos e de monitores como um problema crítico.
O presidente da AMM destacou a importância do envolvimento das áreas de Saúde e Educação no desenvolvimento de soluções.
“É fundamental criarmos um grupo de trabalho multidisciplinar aqui, na CNM, envolvendo Saúde e Educação, para enfrentar de maneira eficaz a inclusão de crianças com transtornos nas salas de aula. O número de alunos com necessidades especiais está crescendo, e os municípios estão sobrecarregados, sem uma política pública adequada. No sistema público, vemos turmas com quatro ou cinco alunos que necessitam de monitores, mas faltam recursos e apoio. Estou profundamente preocupado com essa situação e precisamos encontrar soluções urgentes”, concluiu Dr. Marcos Vinícius.
Prefeitos reeleitos
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, aproveitou a reunião para apresentar dados sobre a reeleição de prefeitos no primeiro turno, indicando que 81% dos prefeitos candidatos à reeleição foram bem-sucedidos.