As missões internacionais de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Parlamento do Mercosul (Parlasul) divulgaram, nesta quinta-feira (10), que o primeiro turno das eleições municipais no Brasil ocorreu de maneira "ordenada e pacífica". O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) compartilhou um relatório parcial das atividades de inspeção realizadas pelas missões durante o dia de votação.
Os observadores acompanharam o processo eleitoral, inspecionaram seções de votação, conversaram com mesários e eleitores, e avaliaram as condições de organização do pleito. A OEA destacou que não houve incidentes significativos e que o número de urnas eletrônicas com problemas foi baixo, além de ressaltar a alta participação do eleitorado.
Entre as recomendações feitas ao TSE, a OEA sugeriu o fortalecimento de campanhas de conscientização voltadas à participação de mulheres e pessoas negras nas eleições. Já os representantes do Parlasul reconheceram a natureza pacífica e democrática do pleito, destacando a independência das autoridades brasileiras e da Justiça Eleitoral.
A missão também afirmou que o teste de integridade das urnas eletrônicas contribuiu para aumentar a confiança da população no processo de votação. A presença de missões independentes é uma prática comum em todas as eleições.