Em uma série de entrevistas que a reportagem VOX tem feito com vereadores atuais de Coronel Fabriciano, reeleitos ou não, sobre o resultado das eleições deste ano, o parlamentar não reeleito Ramon Amaral, do PDT, que obteve 476 votos no último domingo (6), polemizou ao criticar as gestões atuais da Câmara Municipal (CMCF) da Prefeitura (PMCF).
Dos 17 vereadores atuais da cidade, dez foram reeleitos.
Já no Executivo, o prefeito atual, Dr. Marcos Vinícius (sem partido), que encerrará seu segundo mandato no fim deste ano, teve a sua dupla de candidatos majoritários eleita com 68,52% dos votos (38.459).
O próximo prefeito de Coronel Fabriciano será o atual vice-prefeito, Sadi Lucca (PL), e a função de vice na próxima gestão ficará com o ex-secretário municipal de Saúde, Ricardo Cacau (Novo).
Ramon Amaral, o Ramonzinho, então do Progressistas, tomou posse no dia 16 de agosto de 2023 como vereador de Coronel Fabriciano.
Com 426 votos recebidos nas eleições municipais de 2020, o agora parlamentar do PDT foi o terceiro mais votado do Progressistas há quatro anos.
Na ocasião, o partido reelegeu Nélio do Abacaxi (557 votos), que abriu mão do mandato em 2023.
Com a vaga em aberto, o primeiro suplente e segundo mais votado da sigla em 2020 com 544 votos, ex-vereador Xingozinho, então recusou retornar à CMCF.
Foi aí que Ramon Amaral, convocado, assumiu o mandato como parlamentar na cidade.
Ouça a polêmica entrevista do vereador fabricianense Ramon Amaral (PDT) ao repórter VOX, Fernando Silva:
Legislativo e Executivo de Coronel Fabriciano rebatem
A reportagem VOX procurou o presidente da Câmara Municipal fabricianense, vereador Luciano Lugão (Mobiliza), reeleito parlamentar, com 1.344 votos, para o seu quinto mandato, que agora compreenderá a legislatura 2025-2028.
O chefe do Legislativo local rebateu as acusações de Ramon Amaral.
Ouça a entrevista do presidente da CMCF, Luciano Lugão (Mobiliza) ao repórter VOX, Fernando Silva:
A reportagem VOX também procurou a Prefeitura de Coronel Fabriciano, que respondeu por meio da seguinte nota:
"A Prefeitura de Coronel Fabriciano informa que, constitucionalmente, o vereador tem um papel de grande relevância numa sociedade onde impera o estado democrático de direito. Para que o vereador possa exercer esse papel, é fundamental que o vereador ou o postulante a este cargo tenha o mínimo de conhecimento do que seja este papel e atribuições. Neste sentido, é salutar que o vereador saiba quais são as matérias de competência legislativa privativa, tanto do Legislativo, quanto do Executivo. Logo, sugerimos ao vereador não reeleito, Ramon Amaral, que se capacite ou que se informe na Casa Legislativa quanto ao que lhe compete propor.
A cidade de Coronel Fabriciano, nos últimos 8, avançou 80 anos. Muitas obras, ações e projetos que foram realizados proporcionam qualidade de vida e bem-estar à toda população. São ações perenes que as futuras gerações serão beneficiadas.
Prova que a Gestão Novos Tempos faz bem para Coronel Fabriciano, é que em 2020 teve seu mandato renovado por 84% da população fabricianense.
Em 2024 a população bradou pela continuação da Gestão.
Logo, o que havemos de responder é que a fala do vereador não reeleito, Ramon Amaral, é totalmente desconexa da realidade local.
Para encerrar, afirmamos que a Gestão Novos Tempos atuou, atua e atuará sempre com isonomia, transparência e respeito a todos e quaisquer cidadãos, sejam eles com ou sem mandato eletivo".
Nota da PMCF.