Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza neste domingo (27), após uma intensa disputa com André Fernandes (PL). Com 99% das seções apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou Leitão vencedor, que finalizou a apuração com 50,38% dos votos válidos, enquanto Fernandes obteve 49,62%. No total, foram contabilizados mais de 1.420.681 votos válidos, com 2,92% nulos e 1,64% em branco.
A virada de Leitão em relação ao primeiro turno foi significativa, pois Fernandes havia terminado na frente com 40,20% dos votos, enquanto o petista somou 34,33%. A disputa foi acirrada, com a diferença entre os candidatos chegando a ser de apenas um voto em determinados momentos. Ao final da contagem, a margem entre eles ficou em quase 11 mil votos.
Evandro Leitão é o único prefeito do PT eleito em uma capital em 2024. A escolha do deputado estadual, recém-filiado ao partido, foi uma estratégia do ministro da Educação, Camilo Santana, e ressaltou as divisões internas entre os irmãos Ferreira Gomes. Durante seu primeiro discurso após a vitória, Leitão expressou gratidão, afirmando: “Foi uma jornada muito pesada. Mas, com a força de Deus e Nossa Senhora do nosso lado, a gente chega aqui e dá uma grande vitória… Quero fazer um agradecimento muito especial a todas as mulheres de Fortaleza.”
O senador e ex-governador Cid Gomes (PSB) também desempenhou um papel crucial na campanha de Leitão, especialmente no segundo turno, quando a chapa de esquerda enfrentou o desafio de reverter uma desvantagem de cerca de 80 mil votos em relação a Fernandes. Cid mobilizou prefeitos de municípios do interior, fortalecendo a campanha de Evandro em Fortaleza na reta final.