Nesta segunda-feira (28), o Banco Central do Brasil (BC) introduziu o PIX Agendado Recorrente, uma nova funcionalidade que permite aos usuários programar pagamentos recorrentes para cair automaticamente na conta do recebedor, sempre na mesma data de cada mês. O recurso oferece flexibilidade para automatizar pagamentos diretos a outras pessoas físicas, como aluguel, e a profissionais autônomos, como terapeutas, diaristas, personal trainers e professores de música, sejam eles registrados com CPF ou CNPJ.
Além de pagamentos de serviços, a nova modalidade do PIX pode ser usada para outras situações, como transferências mensais de mesadas para filhos. A atualização difere do antigo PIX Agendado, que já permitia a programação de transferências, mas era uma função facultativa oferecida apenas por alguns bancos. Agora, com o PIX Agendado Recorrente, todas as instituições financeiras são obrigadas a disponibilizar o serviço.
Para programar o PIX Agendado Recorrente, o usuário deve inserir manualmente os detalhes do pagamento, como a chave PIX do recebedor, o valor exato, o nome ou CNPJ do beneficiário e a data mensal de transferência. A recomendação é que esses dados sejam revisados antes de concluir o cadastro para evitar erros e garantir o sucesso dos pagamentos.
A chegada do PIX Agendado Recorrente não substitui o futuro PIX Automático, previsto para 16 de junho de 2025, que será ainda mais prático. No PIX Automático, apenas empresas e prestadores de serviços registrados com CNPJ poderão oferecer cobranças automáticas, como contas de água e luz, mensalidades escolares e pagamentos de condomínio. A responsabilidade do cliente será autorizar esses pagamentos em seu dispositivo móvel ou computador, eliminando a necessidade de cadastrar manualmente os dados para cada pagamento.
Com o PIX Agendado Recorrente, o Banco Central reforça seu compromisso com a simplificação das transações financeiras, incentivando tanto o uso do PIX para pagamentos rotineiros quanto a segurança e praticidade nas transferências.