Após um ano afastado dos gramados devido a uma lesão no joelho esquerdo, Neymar fez seu retorno ao futebol no último dia 21 de outubro, jogando por alguns minutos pelo Al-Hilal na partida contra o Al-Ain, válida pela Liga dos Campeões da Ásia. No entanto, o ídolo brasileiro, que se destacou como a camisa 10 da Seleção nos últimos anos, só voltará a representar o Brasil em 2025.
Em reunião com a comissão técnica da Seleção, liderada por Dorival Júnior, ficou decidido que o retorno de Neymar à equipe nacional será adiado para março de 2025, quando o Brasil terá compromissos nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Apesar das expectativas em torno de uma possível convocação para a próxima lista, que será anunciada na sexta-feira, dia 1º de novembro, a CBF optou por priorizar a recuperação total do jogador.
Neymar precisará de mais tempo para atuar e ganhar ritmo com o Al-Hilal, a fim de recuperar sua forma ideal. Essa decisão foi respaldada pela recente melhora da Seleção Brasileira na classificação, após vitórias contra Chile e Peru, diminuindo a urgência de seu retorno.
A Seleção enfrentará a Venezuela no dia 14 de novembro, no estádio Monumental de Maturín, e terá como adversário o Uruguai no dia 19 de novembro, na Arena Fonte Nova, na Bahia. Atualmente, o Brasil ocupa a quarta colocação nas Eliminatórias, com 16 pontos.