Error
Publicidade

Candidatos se preparam para prova de redação do Enem no domingo

Primeiro dia de provas terá 5 horas e 30 minutos de duração

30/10/2024 às 14h00
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 intensificam seus preparativos para a prova de redação, que acontecerá no próximo domingo, 3 de novembro. Com 5 horas e 30 minutos de duração, o primeiro dia de provas incluirá, além da redação, 45 questões objetivas de linguagens e mais 45 de ciências humanas. Com cerca de 4,3 milhões de inscritos, a expectativa sobre o tema da redação é um dos tópicos mais discutidos entre os estudantes.

Na reta final de estudos, muitos candidatos buscam dicas para garantir uma redação nota mil e se debruçam sobre possíveis temas que possam ser abordados. Entre os palpites, a violência infantil, o envelhecimento populacional e questões relacionadas à saúde e tecnologia figuram como opções. Para os alunos, uma boa nota na redação pode ser decisiva para o ingresso em cursos superiores.

Larissa Tardin, de 18 anos, aluna do pré-vestibular do Único Educacional em Brasília, tem se dedicado a escrever redações semanalmente. Sua principal aposta para o tema deste ano é a violência infantil. Cleiton Gabriel, de 17 anos, estudante em Taguatinga, por sua vez, concentra seus estudos na estrutura da dissertação e acredita que a redação possa abordar o envelhecimento populacional, refletindo a atual transição demográfica do país. Já Rafael Ottoni, também de 17 anos, aposta em temas relacionados à tecnologia e inteligência artificial.

Os especialistas lembram que a redação do Enem é uma dissertação-argumentativa e deve atender a critérios específicos de avaliação. As competências exigidas incluem domínio da língua portuguesa, organização das ideias e proposta de intervenção para o problema abordado. A nota máxima para a redação é de mil pontos, com a correção realizada por, no mínimo, dois graduados em letras ou linguística. A diferença de notas entre os corretores pode levar à avaliação de um terceiro corretor.

A professora Roberta Paim, coordenadora de redação do colégio Galois em Brasília, destaca a importância da redação, que representa 20% da nota total do Enem. O resultado final da prova será divulgado em 13 de janeiro de 2025, e os candidatos poderão acessar o espelho de correção de suas redações para fins pedagógicos.

A versão digitalizada da redação ficará disponível na página do participante do Enem, acessada com CPF e senha no portal Gov.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Publicidade