O Google recebeu uma multa impressionante da Rússia, equivalente a 23 milhões de vezes o valor de todo o dinheiro existente no mundo. Segundo o The Moscow Times, o valor da multa é de 2,5 decilhões de dólares, ou 20 seguido de 33 zeros.
Em comparação, o PIB mundial é de aproximadamente 110 trilhões de dólares, um número com apenas 12 dígitos, tornando essa multa muito superior a toda a riqueza global.
A punição é uma retaliação do governo russo, motivada pela remoção de conteúdos de mídias russas do YouTube após o início da guerra contra a Ucrânia.
Canais como Channel One, Moscow Media e Public Television of Russia foram excluídos por compartilharem conteúdo de apoio à invasão.
A Rússia exigiu que esses canais fossem restaurados, impondo ao Google uma multa diária de 1.029 dólares, valor dobrado ao final de cada semana.
Desde que as penalidades foram instituídas em 2020, o montante acumulou por mais de quatro anos.
Com um lucro anual estimado em 307 bilhões de dólares no ano passado, é improvável que o Google pague o valor devido.
A Rússia tentou ainda mover processos contra a empresa em outros países, como Espanha, Turquia, Hungria e África do Sul, enquanto o Google busca na justiça dos Estados Unidos e do Reino Unido restringir a validade da multa ao território russo.
Mín. 21° Máx. 30°