Para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que é obrigatório levar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento pode ser apresentado em formato digital, acessível através de aplicativos oficiais como o e-Título ou o aplicativo do Gov.br, na seção “Meus Documentos”.
Em caso de apresentação da versão digital, o Inep recomenda que os candidatos verifiquem, antecipadamente, se o aplicativo está atualizado e funcionando corretamente, evitando contratempos no dia da prova. Para participantes estrangeiros, documentos como passaporte e identidade emitida pelo Ministério da Justiça também serão aceitos.
Este ano, o boletim de ocorrência (B.O.) não será mais aceito como substituto em casos de perda de documentos físicos, medida adotada para aumentar a segurança no exame. Participantes que enfrentarem problemas com a documentação deverão apresentar uma versão digital dos documentos aceitos. Além disso, cópias autenticadas, fotos de documentos digitais fora dos aplicativos oficiais e documentos sem foto não serão aceitos.
Caso o documento original apresentado esteja danificado ou ilegível, o candidato poderá se submeter a um processo de identificação especial, no qual um colaborador do Inep coletará informações pessoais e fotografará o participante e o documento apresentado para validação. Para a identificação, será solicitado que os participantes retirarem máscara, caso estejam usando, no momento do procedimento.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, com a aplicação iniciando às 13h30. No primeiro dia, os candidatos terão cinco horas e meia para concluir a prova, enquanto o segundo dia oferece um limite de cinco horas.