O Pix se tornou o método de pagamento mais popular para compras online, com seu uso subindo de 66% em 2022 para 84% em 2024. Em contraste, o uso do cartão de crédito caiu de 73% para 67% e o boleto registrou uma queda de 43% para 24%. A troca de boleto por Pix é especialmente significativa entre as classes mais baixas, que têm menos acesso ao cartão de crédito.
A introdução de novas funcionalidades, como agendamento e parcelamento, também contribuiu para o aumento do uso do Pix. O Banco Central planeja lançar o Pix por aproximação em celulares "muito em breve".
Em 2024, 46% dos brasileiros, cerca de 73 milhões de pessoas, realizaram compras online, com 90% utilizando sites de compra e venda. A compra em sites de lojas específicas caiu de 59% para 35%.
O Brasil possui 159 milhões de usuários de internet, com 83% dos domicílios tendo conexão.
Embora a desigualdade no acesso à internet tenha diminuído, a qualidade da conectividade ainda é um problema, com apenas 22% dos brasileiros com dez anos ou mais tendo acesso satisfatório.
A disparidade no acesso é evidente, com 73% da classe A tendo boa conectividade, em comparação com apenas 3% das classes D e E. O acesso adequado à internet é maior entre homens (28%) do que entre mulheres (16%).
Além disso, 60% dos usuários acessam a internet apenas por celulares, sendo essa proporção de 98% entre analfabetos e 86% nas classes D e E.
Existem 29 milhões de pessoas não usuárias de internet, principalmente na área urbana, com a maioria tendo estudado até o ensino fundamental.
Por fim, 61% dos usuários utilizaram sites e aplicativos de órgãos governamentais nos últimos 12 meses, com o uso aumentando entre aqueles com nível superior (83%) e diminuindo entre analfabetos (10%).