Error
Publicidade

Satélite da NASA revela detalhes inéditos do tsunami que causou vibrações globais por nove dias

Um deslizamento de terra na Groenlândia criou ondas que se propagaram pelo Fiorde Dickson, gerando um evento sísmico sem precedentes. Pesquisadores de 15 países uniram forças para investigar a origem desse fenômeno sísmico.

01/11/2024 às 14h51
Por: Redação
Compartilhe:
 Foto: NASA Earth Observatory
Foto: NASA Earth Observatory

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou informações inéditas sobre um tsunami que resultou em um evento sísmico que se propagou globalmente por nove dias, em setembro de 2023. O fenômeno foi causado por um significativo deslizamento de rochas, que fez as águas do Fiorde Dickson, na Groenlândia, oscilarem a cada 90 segundos.

O evento foi monitorado pelo satélite SWOT, uma missão conjunta da NASA e do Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES), que mede com alta resolução o nível da água em oceanos, lagos e rios. Lançado em 2022, o satélite detectou que, após o deslizamento, o nível da água no lado norte do fiorde chegou a ser até 1,2 metros mais alto que o lado sul.

Josh Willis, especialista em nível do mar no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, destacou a importância das observações feitas pelo SWOT, afirmando que "observar a forma da onda é algo que nunca conseguimos fazer antes do SWOT." O sinal sísmico gerado pelo tsunami foi captado por estações científicas ao redor do mundo, mas sua natureza não se assemelhava a um terremoto.

Inicialmente, os cientistas suspeitaram de falhas nos equipamentos ou até do surgimento de um novo vulcão, referindo-se ao fenômeno como "Objeto Sísmico Não Identificado" (USO, na sigla em inglês). O estudo que revelou esses detalhes foi publicado na revista Science e envolveu uma equipe internacional de cientistas que analisaram os dados obtidos pelo satélite.

As descobertas prometem aprofundar o entendimento sobre eventos sísmicos e suas consequências em escala global

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Publicidade
Publicidade